Clínica Integrada: da teoria à prática na formação integral do futuro nutricionista
- infounicomunicacao

- 16 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
Repórteres: Aline Becketty e Fabiana Pires
Alunos do Curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), passaram a realizar atendimentos na Clínica Integrada em Saúde da Universidade no mês de abril. Com o intuito de ampliar a vivência em Nutrição Clínica, a Clínica oferece atendimentos ao público interno e externo que necessitam de acompanhamento nutricional.
Funcionando como um projeto piloto, os atendimentos trazem aos alunos a vivência da área clínica, que antes tinham apenas a vivência da área hospitalar. Hoje, os alunos fazem 120 horas de estágio em área hospitalar e 60 horas na Clínica Integrada. Para início dos atendimentos, foi feito um treinamento inicial, desde os conceitos mais básicos aos conceitos necessários à consulta clínica.
Algumas estudantes foram questionadas sobre a contribuição do trabalho clínico na formação acadêmica, e Lucilene Paiva, 38 anos, estudante do oitavo semestre de nutrição disse que busca sugar ao máximo os aprendizados do treinamento obrigatório, “A clínica é a que me chamou atenção, então para mim eu tenho sugado mesmo todas as informações e todas as experiências porque é o que eu quero exercer”.
Thalita Barteli, oitavo semestre, diz que a parte de orientação e correção dos supervisores quanto ao trabalho desenvolvido ajuda no suporte aos estudantes, “A gente tem uma orientadora que é nutricionista e que dá todo o suporte, tira nossas dúvidas, corrige algumas coisas. Então, isso nos dá mais confiança para quando a gente for enfrentar o mercado de trabalho”.
Ana Carolina, 24 anos, oitavo semestre, enfatiza que a experiência traz uma confiança maior para os atendimentos profissionais, “Aqui a gente está tendo essa confiança de conversar com o paciente, a gente precisa ter um atendimento humanizado para esses pacientes, porque quando chegar no consultório a gente vai saber como atender esse paciente”.
Karine Daoud, 22 anos, oitavo semestre, lembra sobre a importância da empatia na relação com as pessoas atendidas, “São muitos os pacientes que chegam aqui com questões de estresse, ansiedade e depressão. Saber ouvir esses pacientes é muito importante”.
Para iniciar, foi definido um perfil de pacientes para o atendimento. Serão atendidos pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como hipertensão arterial e Diabetes Mellitus tipo I e II. Dessa forma, foi possível buscar um público que não esteja apenas interessado em perder peso, mas focar em pessoas que precisem de um acompanhamento para garantir uma melhor qualidade de vida, apesar de suas comorbidades.
Solange Soares, 35 anos, tomou conhecimento do atendimento pela filha, aluna do UDF, ela pontua que confia nos estudantes porque sabe que eles precisam da prática, “Precisam aprender a atender, aprender a falar, aprender a se comunicar e até mesmo para desenvolver o que eles aprendem todos os dias. A minha filha também vai precisar do público para aprender a lidar”.
A Preceptora Fernanda Priscila Martins, 30 anos, acompanha os alunos e supervisiona todo o atendimento feito por eles, ela diz que principalmente a metodologia do trato ao paciente é necessária pois, “Muitos deles chegam ao final do curso com muitas dúvidas e com medo da formação, porque enquanto você é estudante está seguro. Acredito que eles se sentem mais fortalecidos para encontrar o caminho deles quando eles saírem daqui”.
A Professora Mestre Iama Marta, coordenadora do curso de Nutrição, diz que o projeto da Clínica Integrada é de fundamental importância na formação do aluno, já que ele vai ter a vivência na prática do atendimento aos pacientes, acompanhando e vivenciando o que ele vai encontrar na vida profissional ao se formar.
O objetivo da Clínica Integrada é formar profissionais que sejam capazes de trabalhar de forma integrada, associando seus conhecimentos aos de outros profissionais da área de saúde, oferecendo um tratamento integrado ao paciente, oferecendo a ele uma abordagem global, que contemple todos os aspectos do tratamento.
Iama diz ainda que os planos são de expansão, visando oferecer sempre os melhores instrumentos e equipamentos disponíveis no mercado para que o aluno saia da universidade com uma vivência ampla e integralizada que dê condições para que eles tenham um currículo mais competitivo no mercado de trabalho e até, adquiram expertise necessária para poder abrir os próprios consultórios.



Comentários